Animados pela palavra dos Bispos da América Latina e Caribe que, reunidos em Aparecida, afirmam em sua mensagem final a importância da formação para a construção da Igreja e desejam que nossa Igreja seja "Uma Igreja formadora de discípulos e discípulas”. E acrescentam a importância da participação de todo o batizado nesta vocação da Igreja: “Todos na Igreja estamos chamados a ser discípulos e missionários. É necessário formar-nos e formar todo o Povo de Deus para cumprir com responsabilidade e audácia esta tarefa”. (Mensagem da V Conferência).
O mesmo documento também destaca a importância da Doutrina Social para a vida da Igreja contemporânea, e incentiva seu estudo e aprofundamento como um dos principais meios de construirmos comunidades transformadoras, missionárias e atentas à qualidade da vida humana em todos os seus aspectos, a fim de que a mensagem do Evangelho transborde para além dos limites das paredes da Igreja, e faça parte da vida e na vida de cada um:
"O chamado a ser discípulos-missionários exige de nós uma decisão clara por Jesus e seu Evangelho, coerência entre a fé e a vida, encarnação dos valores do Reino, inserção na comunidade, e ser sinal de contradição e novidade em um mundo que promove o consumismo e desfigura os valores que dignificam o ser humano. Em um mundo que se fecha ao Deus do amor, somos uma comunidade de amor, não do mundo, mas no mundo e para o mundo (cf. Jo 15, 19; 17, 14-16)!" (Mensagem da V Conferência).
Se a perseverança nos acompanhar, e ainda pudermos ampliar nossas atividades, gostaríamos que este trabalho viesse um dia estar a serviço da construção do Reino em sintonia com os melhores desejos de servir e participar da história e da vida de nossa comunidade, e também nisso nos ilumina a mensagem final dos Bispos em Aparecida
“Com firmeza e decisão continuaremos exercendo a nossa tarefa profética discernindo onde está o caminho da verdade e da vida. Levantando a nossa voz nos espaços sociais dos nossos povos e cidades, especialmente a favor dos excluídos da sociedade. Queremos estimular a formação de políticos e legisladores cristãos para que contribuam na construção de uma sociedade justa e fraterna, de acordo com os princípios da Doutrina Social da Igreja” (Mensagem da V Conferência).
Conscientes, porém, do tamanho e da abrangência das propostas colocadas pelos bispos em Aparecida, queremos iniciar o nosso trabalho com simplicidade e dar-lhe o alcance possível. Pensamos formar, inicialmente um grupo de estudos, para aprimorar nossos conhecimentos e que aos poucos possa assumir compromissos de ajudar na formação de outras pessoas, tendo como subsídio e meta o conhecimento da Doutrina Social da Igreja. A princípio nossos trabalhos seguiriam o seguinte projeto:
Objetivo Principal
Estudar e discutir a Doutrina Social da Igreja e as Encíclicas Sociais, visando o conhecimento dos documentos com o intuito de nos formar e dar formação colaborando com a comunidade para o entendimento de todos nos seus direitos e deveres enquanto cidadão. Para tanto, temos como material inicial de trabalho as Encíclicas Sociais e o Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Todo este material está disponível no Blog DSI - Doutrina Social da Igreja (http://dsi21.blogspot.com/).
Objetivo Inicial
Estudar e discutir a Doutrina Social da Igreja e as Encíclicas Sociais, visando o conhecimento dos documentos e a formação de agentes facilitadores para a formação de novos grupos. Podemos ainda, de alguma forma, ajudar no preparo de um material didático, no formato de cartilha ou PowerPoint, que poderia ser usado no segundo momento das atividades, quando "Círculos de Estudo da Doutrina Social" venham a ser formados e motivados.
A quem se destina
Inicialmente pretendemos formar um grupo pequeno, que de alguma forma já se conhece e trabalha junto, para atuarem como agentes facilitadores. No futuro, com a abertura para a comunidade e a produção de um material didático, estes agentes atuarão como mediadores e facilitadores em grupos de discussão.
Este grupo inicial será composto de alunos do 1º e 2º ano do Curso de Teologia Beato Anchieta e que são membros atuantes na paróquia Aparecida. Além do acompanhamento do Pároco, Pe. Carlos, com o qual gostaríamos de contar, já conversamos e contamos com o apoio do professor de Doutrina Social do Instituto Beato de Anchieta, Francisco Surian.
Local
Dependências da Paróquia Aparecida – Santos
Quando
Quinzenalmente, as 6ª. Feiras.
Horário
Das 20 às 22 horas (Pensamos esta data e horário uma vez que os seminários do Instituto Beato Anchieta eram feitos na quinta-feira. O novo programa não tem mais seminários as quintas, deixando vago este tempo).
Roteiro de encontros
Oração inicial
Troca de informações sobre experiência de cada um na quinzena
Discussão do tema proposto para leitura em encontro anterior
Objetivo próximo encontro
Oração final
Este roteiro pode mudar, conforme as necessidades e atividades do grupo em cada reunião. Na preparação de material didático, para os “Círculos de Doutrina Social” contamos ainda com a possibilidade de troca de material e e-mails pela Internet. Há também a possibilidade de se fazer de vez em quando um encontro com maior tempo de duração, para o fechamento ou conclusão de algum material da cartilha.
Esta proposta de projeto está aberta para mudanças conforme as possibilidades e necessidades, tendo-se em vista a maior integração possível com a comunidade e o plano pastoral da Paróquia Aparecida. Para tanto, o grupo coloca-se a disposição para uma reunião inicial com o pároco, Padre Carlos, no sentido de organizar o melhor possível as atividades.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário