segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Compêndio DSI - cont. Cap. 1

17) O que nos diz o ensinamento conciliar quanto a amar o próximo?
Ele nos ensina que devemos respeitar e amar todos seres humanos, independente de sua crença religiosa, ideologia política e de sua atividade social. Pois dessa maneira haverá diálogo entre todos os povos.[43] Se não há empenho e determinação constantes no agir em favor do bem de todos e de cada um, não há verdadeiro amor ao próximo como a si mesmo, pois todos somos responsáveis por todos.[43]

18) Como será possível ao homem criar relações sinceras com todos os seus semelhantes?
Somente com a graça de Deus, que é oferecida ao homem para ajudá-lo a superar as falhas, mentiras, violências e tudo que o afaste de seus irmãos.[43]

19) Como podem os homens amar o mundo e utilizar seus recursos sem destruí-los, em favor de si mesmo e dos outros?
Usufruindo de tudo em espírito de humildade (pobreza) e liberdade, reconhecendo e utilizando todas as coisas como obras de Deus e, como tais, respeitando-as. Somente purificando suas atividades e levando-as à perfeição pela cruz e ressurreição de Cristo, é que terá a posse do mundo, como quem nada tem e é dono de tudo. [44;46]


d) Transcendência da Salvação e Autonomia das Realidades Terestres

20) Quando os seres humanos serão verdadeiramente livres?
Quando foram vistos à luz do desígnio de Deus e participarem profundamente na vida filial de Cristo, em comunhão com o Pai, ai então poderão viver e manifestar a sua autêntica identidade, em todas as suas expressões. “Na verdade, a criatura sem o criador perde o sentido1”. [45,46]

Madre Teresa: “Santo é um ser humano plenamente vivo e desenvolvido, que permite que Deus ame através dele”.

21) Quando os homens e as sociedades humanas tornam-se alienadas?
Ao se recusarem ou impedirem os homens de buscar o seu fim último, que é a comunhão com o seu próprio Criador, através de sua doação e relação com outras pessoas e com Deus, enquanto vive neste mundo sob diversas formas de organização social. [47]

22) Pode-se conceber o mundo sem a presença de Deus?
Não, pois “a figura deste mundo passa!’ (1 Cor 7, 31) e qualquer ideologia puramente intramundana sobre a pessoa humana, a sociedade e o progresso são contrárias à verdade integral do homem e ao desígnio de Deus na história. [48]

Um comentário:

Danilo disse...

o que está em azul fui eu que acrescentei.